O que os funcionários estão dizendo sobre o futuro do trabalho remoto

| Artigo

As organizações estão voltadas ao futuro pós-pandemia, e muitas delas vêm planejando um modelo virtual híbrido (em inglês) que combina trabalho remoto com tempo no escritório. Essa decisão sensata vem na esteira de um forte aumento da produtividade (em inglês) durante a pandemia.

No entanto, embora a produtividade possa ter aumentado, muitos funcionários relatam que se sentem ansiosos e esgotados. A menos que os líderes abordem as fontes de ansiedade dos funcionários, os ganhos de produtividade obtidos na pandemia podem se revelar insustentáveis no futuro1. Isso porque é sabido que a ansiedade reduz a satisfação com o trabalho, prejudica as relações interpessoais com os colegas e diminui o desempenho profissional.

Os resultados da nossa pesquisa deixam claro qual é a fonte da ansiedade: os funcionários sentem que ainda não foram informados o suficiente sobre os planos de seus empregadores para o esquema de trabalho após a COVID-19. As organizações podem ter anunciado uma intenção geral de adotar o trabalho virtual híbrido daqui para frente, mas, segundo os funcionários, pouquíssimas divulgaram diretrizes, políticas, expectativas e abordagens detalhadas. E a falta de especificações pertinentes ao trabalho remoto está deixando os funcionários ansiosos.

Ao traçarem o caminho em direção ao mundo pós-pandemia, os líderes organizacionais precisam se comunicar mais frequentemente com seus funcionários – mesmo que seus planos ainda não tenham se consolidado por completo. As organizações que expuseram políticas e abordagens mais específicas para o local de trabalho futuro observaram um aumento do bem-estar e da produtividade dos funcionários.

Os gráficos a seguir examinam os resultados da nossa pesquisa e elucidam o que os funcionários desejam em relação ao futuro do trabalho.

Explore a career with us